Impactos psicológicos - O medo da aposentadoria
- Marco Gutierres
- 27 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

O medo da aposentadoria vem pela falta de preparo, um exemplo de quando você vai fazer uma prova na faculdade e morre de medo porque não estudou, mas quando estuda e se prepara vai para a prova mais tranquilo, apesar de sempre carregar aquele frio na barriga da adrenalina quando estamos de frente a uma situação desconhecida.
A aposentadoria é uma nova etapa, que você pode enfrentar, mais ou menos preocupado, dependendo do quanto você se preparou para ela, o problema é que muitas pessoas não se preocupam com isso, vivem sonhando com esse momento, imaginando que receberá um prêmio no futuro, mas não sabe o que fazer com o prêmio, neste sentido parecem aqueles cachorros que correm atrás do carro na rua e quando o carro para, fica sem reação e volta para casa.
Aposentar para ficar em casa inativo, acordando as 11:00, ficar no sofá assistindo seção da tarde, fica a ideia do aposentado que não produz, por outro lado tem aquele que imagina a aposentadoria uma festa, regada de viagens, muito descanso e água de coco na rede, mas na real a eterna Disneylândia não existe, isso tem o seu lugar na aposentadoria, mas seja honesto com você mesmo, será muito difícil realizar esse mundo de festa, na maioria das vezes falta recurso financeiro.
É próprio do ser humano se sentir feliz apenas quando se sentir útil, por isso é bom pensar na aposentadoria como uma mudança de carreira, do que a entrada no modo de inatividade permanente. O aposentado antes de tudo é o profissional do conhecimento, é alguém que sabe da coisas, que conhece coisas que as novas gerações ainda não aprenderam, tem sabedoria, a primeira providência do aposentado é não se intimidar com as novas tecnologias, como se fosse terreno exclusivo dos jovens, a tecnologia de hoje só chegou aqui pela invenção das gerações anteriores.
O tempo passa para todos de maneira igual, a questão não é apenas administrar seu tempo e sim as atividades que serão executadas neste novo ciclo, não deixar as coisas para depois, achando que agora terá tempo de sobra. Importante sempre deixar um tempo livre para se atualizar, mesmo antes da aposentadoria.
A sabedoria que os anos foram depositando na sua conta será muito útil para continuar agregando para a sociedade e para você mesmo, a mente em exercício.
Estimam que mais de 18 milhões de brasileiros enfrentam a depressão e boa parte deles são aposentados, prevenir-se contra a depressão pós-aposentadoria é um fato que não podemos deixar de lado, algumas dicas para fugir desta armadilha:
Trabalho voluntário é muito bem vindo, vai ajudar a praticar exercícios físicos, fortalecer e conquistar novas amizades;
Estabelecer que você não é quebra galho da família, para apenas cuidar de netos e resolver os problemas dos filhos;
Exercer trabalhos adequados as suas capacidades atuais;
Sentir-se útil perante a sociedade;
Uma depressão não reconhecida e não tratada vai tirar de você a oportunidade de viver com qualidade, sem perceber que o problema é simples e de fácil solução, as vezes por preconceito ou falta de conhecimento a vida passa e você chega ao fim sem tomar uma atitude para mudar as situações incomodas.
Uma velhice que não seja apenas brilhante, mas vibrante.
Qual a vida que vale a pena ser vivida.
Emprego é fonte de renda, trabalho é fonte de vida.
Nos desejamos ter mais anos na vida, mas também mais vida nos anos.
PPA – Programa de preparação para aposentadoria, diversas empresas estão trabalhando neste projeto para auxiliar seus colaboradores, aplicando palestras que abordam aspectos financeiros, psicológicos e comportamentais. O feedback é muito positivo para o âmbito corporativo e familiar, cuidar dos nossos aposentados é o mínimo que podemos fazer após anos de luta para construir um futuro melhor.
Onde estamos?
Conscientização do tempo
Expectativa de vida
Consumo na terceira idade/Padrão de vida
Constituição do patrimônio/Investimentos a longo prazo
Impactos psicológicos
Nesta última etapa entendemos que o caminho adequado é manter-se alerta e ativo, produtivo, com perseverança para um futuro cada vez melhor, vencendo o comodismo e planejando sempre os próximos passos para a sua felicidade.
Com esse artigo encerramos o programa para aposentadoria, mas não deixe de encaminhar suas duvidas em nosso e-mail, acompanhe os próximos artigos e até breve!
Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e familiares, convide-os para planejar o presente e futuro juntos.
Invista no seu futuro
Evitar dificuldade no futuro começa com o planejamento no presente, aproveite a quantidade de informações para você conquistar a sua independência financeira. Conte conosco e inicie a sua terapia financeira, estabeleça todos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Aguardamos o seu contato, o futuro começa agora!
























Comentários